Problema na cloud da Amazon desativa sites Web populares


Fonte: computerworld.com.pt

Sites conhecidos da Web, incluindo o Quora e o HootSuite, teve dificuldades ou estão totalmente desativados por causa de problemas nos servidores dos centros de dados da Amazon.com que gerem os serviços de hospedagem Web da empresa.

A Amazon começou a reportar problemas no seu “Service Health Dashboard” durante a madrugada nos EUA, incluindo problemas de conectividade que a afetaram o seu “Relational Database Service”, que é usado para gerir bases de dados relacionais na nuvem, em várias zonas do leste dos EUA.

A Amazon também relatou problemas com o seu EC2, ou Elastic Compute Cloud, serviço que oferece capacidade de computação “pay-as-you-go” na nuvem. A empresa revelou ainda problemas com a EBS, ou Elastic Block Store, de armazenamento relativo ao serviço EC2.

“Um evento de networking esta manhã provocou uma grande quantidade de re-espelhamento [“re-mirroring”] de volumes da EBS”, disse a Amazon hoje. “Este re-espelhamento criou uma escassês de capacidade” e teve impactos na “criação de novos volumes EBS, bem como no ritmo ao qual poderíamos re-espelhar novamente e recuperar os volumes EBS afetados”.
A empresa também disse que um dos seus planos de controle interno para o EBS ficou sobrecarregado e, por isso, é difícil criar novos volumes EBS e instâncias EBS de apoio.

“Estamos a trabalhar o mais rápido possível para aumentar a capacidade para acelerar o re-espelhamento, e trabalhando para restaurar a questão do plano de controle”, acrescentou a empresa. “Estamos começando a ver progressos em todos estes esforços”, que ainda não estão finalizados, e “continuaremos a fornecer atualizações quando as tivermos”.

O problema teve alguns efeitos generalizados, especialmente alguns sites populares da Web 2.0 como o Quora, HootSuite, Foursquare ou Reddit.

Alguns utilizadores estão postando no Twitter as suas frustrações com a Amazon e com a fiabilidade dos serviços na cloud.


No dia 21 tive problemas com a criação de instancias nos servidores de Virginia. Quando se criava uma instância ela ficava com estatus pendente por muitas horas, ou em alguns minutos ela mudava para Terminada.

A minha maquina que já esta na nuvém em Virginia manteve-se totalmente estável. Ao saber deste acontecimento fiz o backup para amenizar qualquer surpresa indesejada.

O conceito de nuvém está enfraquencendo. Aqui no Brasil os serviços são caros e alguns até instáveis, agora que a empresa a que é referência no assunto passou por problemas tão graves quanto esse, será que isso vai ser só mais um modismo ou vai vir para ficar? Esse conceito é ótimo para quem fornece os serviços, pois é uma grande enconomia de infraestrutura, e para nós clientes, será que terá mesmo alguma vantagem?

Vamos fazer nossos backups, pois não sabemos se a tempestade será em Virginia ou no Brasil, transformando as núvens em pequenas gotas digitais espalhadas pelo chão.

Você pode seguir este artigo através do RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou trackback do seu próprio site.

Deixe um Comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

*