Design Pattern por que estou falando tanto?


Algumas pessoas me perguntaram porque só falo sobre a minha opinião sobre Design Pattern. Quero abordar primeiro esse assunto mostrando a minha visão crítica com base na minha experiência. Em sequencia vou descrever cada Padrão de Projeto desenhando e exemplificando em PHP.

Sem essa introdução muitos poderiam pensar que sou fascinado em arquitetar uma aplicação relacionando sempre padrões, ou até refatorar um sistema inteiro só com padrões de projetos. Se os melhores pensassem assim hoje não existiria o clássico do Rock.

Os próximos assuntos serão focados em Padrões de Projetos escritos em PHP. Existe pouco material bom, que aborda o assunto Design Pattern + PHP esse será o meu desafio, traduzir os exemplos do mundo JAVA no mundo PHP.

Até imagino as próximas perguntas… porque PHP? PHP, nasceu como uma linguagem muito básica e estrutural (até a versão PHP3 ou PHP/FI), no mesmo período o Java apareceu com os jargões de portabilidade e o orientação a objeto. Muitas grandes empresas e consequentemente, muitos bons programadores começaram a se envolver com Java e fazer sua carreira, enquanto o PHP não era visto com tão bons olhos. Na época do PHP3 aplicar esses padrões em orientação a objeto era muito difícil e até em alguns casos impossível.

Mas como tudo nesse mundo muda, hoje o PHP tem todas as características necessárias para se aplicar todos os estilos de Design Pattern. Hoje grandes empresas (Yahoo!, Amazon e UOLHost) já estão adotando o PHP como linguagem serve-side em suas aplicações. E isso mostra que os poucos bons Arquitetos PHP devem se fortalecer para mostrar a potência que o PHP pode oferecer em uma refatoração visando performance e mantendo todas as melhores características das linguagens OO.

Você pode seguir este artigo através do RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou trackback do seu próprio site.

Deixe um Comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

*