Fotômetro e Metering Mode


Saiu no blog: rafalopes

Bom dia! Neste post falarei um pouco mais de técnica, explicando pra que serve ofotômetro, como utilizar o metering mode de sua câmera e também como juntar os dois elementos para obter uma melhor fotometria! Não consigo explicar por completo a funcionalidade de um fotômetro sem falar em metering mode. Nunca encontrei nenhum texto que falasse sobre como esses dois elementos trabalham juntos, portanto vamos ao que interessa.

Vou explicar o fotômetro primeiro: dentro de todas as DSLR, existe um dispositivo capaz de medir a quantidade de luz que está entrando; ele tem uma escala que varia de -2 a+2 e o ideal se encontra obviamente no meio, o zero. Ele trabalha automaticamente em conjunto com outros 3 fatores, são eles: ISOvelocidade do obturadordiafragma, portanto quando você ajusta qualquer um deles, o fotômetro vai se adaptar as novas configurações e refazer a medição. O fotômetro deve ser a última coisa a ser vista antes de bater a foto (claro que contando com seu bom senso de não colocar ISO100 de noiteou ISO3200 de dia, caso você faça isso, o fotômetro irá piscar no -2 dizendo que a foto vai ficar muito escura ou no +2 dizendo que vai estourar; respectivamente). Portanto, posso comparar o fotômetro aos instrumentos de navegação de um avião comercial de grande porte: dá para voar sem eles, mas é praticamente impossivel! =p


O fotômetro interno de uma câmera reflex tem esse aspecto, quando está no 0, é porque a fotometria está ideal.

Ok. Entendi, o fotômetro mede a quantidade de luz que vai entrar no sensor quando a foto bater. Epa, epa, mas perai! Como ele faz pra saber isso? Eu preciso ter mais controle dessas coisas! Ele faz a média das luzes? Como ele chega em um resultado único? Como ele vai saber se tem muita luz ou pouca luz?

CALMA! Pra isso existe o Metering Mode!  *plin*

O metering mode é o que vai determinar a área de atuação do seu fotômetro, é onde ele vai trabalhar. Nas câmeras da Canon, existem 3 modos de metering mode, são eles (acho que é isso):

  • Spot: faz a medição para o fotômetro de acordo com o centro do frame, ideal para fotografar objetos únicos na foto como jóias e esse tipo de coisa, pois ele vai te dizer se a luz tá boa ou não só ali no meio;
  • Center: é o que eu mais gosto e sempre uso, ele diz a quantidade de luz necessária para uma fotometria ideal nas redondezas do ponto central da foto, mas não vai muito além do centro;
  • Evaluative: é o mais usado, pois ele faz a média entre todos os pontos do viewfinder para chegar a um resultado. Mais recomendado para fotos de paisagem, pois se estiver muito escuro em um ponto e mais claro no outro, ele vai fazer o máximo que der para que os dois pontos saiam medianos na foto.

Para saber como trocar o metering mode, consulte o manual da sua câmera. Aliás eu sempre recomendo que você leia o manual da sua câmera por completo para dominar todas as funções!

Você pode seguir este artigo através do RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou trackback do seu próprio site.

Deixe um Comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

*