Chopps & Dúvidas


De onde veio a palavra Chopp?
Ela veio do alemão “Schopp”, que é uma medida de volume equivalente a 300ml. Com o passar dos anos, essa palavra foi designada para o nome da bebida.

Quando e onde inventaram o chopp?
Na Mesopotâmia, há mais de cinco mil anos. Já a cerveja foi inventada apenas após o processo de pasteurização.

Quais são as materias primas do chopp?
O chopp é fabricado a partir das seguintes matérias-primas: água cervejeira, malte, lúpulo e levedura. São os mesmos ingredientes utilizados na fabricação da cerveja. A diferença entre os dois está no modo de processamento, na fase de pasteurização, processo pelo qual o chopp não passa.

Por que o chopp tem gosto diferente, mesmo sendo da mesma marca, dependendo do lugar?
O ideal é o chopp ser igual em todos os lugares. Porém, a diferença aparece quando ocorrem problemas com a armazenagem dos barris, limpeza dos copos, formação de espuma, competência de quem tira o chopp e refrigeração.

Qual a diferença entre chopp e cerveja?
A diferença entre os dois é que o chopp não passa pelo processo de pasteurização que a cerveja atravessa. A cerveja tem sua temperatura elevada e rapidamente é baixada, dando à bebida uma maior vida útil. Essa é a diferença entre eles no sabor.

Onde se encontra a melhor cevada do Brasil?
No cerrado. A melhor cevada é encontrada nos estados de Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal e Minas Gerais. Nesses lugares, as hastes possuem 6 fileiras e os grãos são comparados aos da Europa. No Rio Grande do Sul, as plantações são muito maiores do que na região central, mas eles possuem normalmente apenas 2 fileiras de grãos e as chuvas prejudicam as colheitas.

Quantos mililitros de chopp são “perdidos” em um chopp com três dedos de espuma?
Nenhum. Normalmente, os copos possuem 330ml e são servidos 300ml de líquido e o resto acaba sendo espuma. Em outros países, é normal se ver copos com marcas de 300ml gravadas.

Qual o tamanho ideal para o colarinho?
Na média, o tamanho ideal é 3 cm, ou dois dedos.

Quanto mais gelado melhor fica o chopp?
Na verdade não. O chopp muito gelado acaba perdendo a sensibilidade das papilas gustativas e faz com que o sabor e aroma diminuam.

Mas então qual seria a melhor temperatura?
O ideal é que o chopp saia da máquina numa temperatura entre 0 e 2 graus, chegue à mesa do degustador com 3 ou 4 graus e seja consumido entre 6 e 8 graus.

O chopp pode estragar?
Sim. O chopp é uma bebida que oxida facilmente. Em média, um barril pode ter validade de 10 dias. Quando é engatado, apenas dois dias.

Chopp é menos pesado do que a cerveja?
Não. Pelo fato do chopp ser mais fresco, tem-se a impressão de que ele é mais leve. Porém, a fórmula do chopp e da cerveja é a mesma.

Qual a vantagem de beber o chopp com espuma?
A espuma tem a função de manter o gás. Além disso, ela protege a bebida do contato com o oxigênio, que faria o chopp ficar amargo. Outra função da espuma é a manutenção da temperatura do chopp. Dessa forma, espuma cremosa significa bom chopp.

Chopp dá barriga?
Sim. Um copo com 300ml da bebida possui entre 100 e 120 calorias, que são as mesmas calorias de um suco de laranja. O chopp engorda mais do que o suco porque ninguém bebe 10 copos de suco de laranja normalmente.

A qualidade da água pode influenciar o chopp?
Na verdade não, pois as fábricas possuem tecnologia para deixar qualquer água tratada e no ponto certo, incluindo quantidades de minerais balanceadas e PH adequado.

Você pode seguir este artigo através do RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou trackback do seu próprio site.

Deixe um Comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

*